Os Desafios de ensinar alunos no século 21

No ambiente de constante mudanças, era da interculturalidade, das conexões, do conhecimento, da tecnologia abrangente, das complexidades em um tempo veloz, o projeto pedagógico do Colégio Graduado é revisitado constantemente para atender às demandas e os desafios que nossos alunos enfrentarão no ambiente que serão inseridos. As mudanças entre as gerações são tão grandes que as novas gerações passaram a ser classificadas a cada 10 anos, em média. Acreditamos que estamos educando alunos que trabalharão em profissões que ainda nem mesmo existem.

Segundo os pilares da UNESCO, devemos potencializar no aluno o desenvolvimento de competências como: comunicação, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas complexos, na qual será a nova demanda do presente século.

Como os alunos atuais nasceram em um mundo dominado pela tecnologia, o novo perfil do aluno da atualidade tem acesso a informações na palma das mãos, ou seja, ensina-los apenas com o livro didático não será suficiente. Para atender esse novo desafio, o Colégio Graduado adotou a tecnologia Google for Education para ampliar o potencial pedagógico, indo além dos livros.

A atual chamada geração Z é extremamente prática. Esses alunos querem buscar soluções para problemas reais e estudar assuntos relacionados com a sua realidade., ou seja, o ensino deve ser significativo e relevante.

Portanto, a equipe pedagógica do Colégio Graduado acredita que a formação do aluno deve ir muito além de adquirir conhecimentos que servem para ingressar nos vestibulares ou no mercado de trabalho. É preciso acreditar que a educação não trata apenas da transmissão e da aprendizagem de conteúdos, mas também do desenvolvimento pessoal de um indivíduo. Nessa perspectiva compreendemos que a educação deve garantir o desenvolvimento dos nossos alunos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social, espiritual e cultural e se constituir como desenvolvimento pleno.

A Proposta Pedagógica do Colégio Graduado não é apenas formar estudantes para o vestibular ou para o trabalho, vai além, queremos prepará-los para se tornarem cidadãos íntegros, éticos e agentes de pacificação e transformação em uma sociedade em constante transformação.