
Pilar 4 - Avaliação e monitoramento da aprendizagem
Atualizado: 17 de jul. de 2020

Para que a gestão da aprendizagem ocorra de modo eficaz, o monitoramento dos indicadores educacionais possibilitam uma ação assertiva para corrigir as lacunas de aprendizagem. Acreditamos que não basta avaliar, é preciso monitorar e propor novas possibilidades de ensino.
Educação Infantil: Análise do contexto educacional e indicadores de desenvolvimento na transição para o Ensino Fundamental.
A avaliação será sempre da criança em relação a si mesma e jamais será comparada com as outras crianças. Na Educação Infantil do Colégio Graduado, a criança inicia uma jornada de descobertas e aprendizados de forma lúdica e prazerosa.
Nessa fase, a avaliação deve ter como objetivos orientar e dar suporte ao processo de descoberta e aprendizagem, melhorando a autoestima da criança, motivando a busca de novas situações que possibilitarão experimentar o conhecimento. No que se refere às crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas próprias conquistas, dificuldades e possibilidades ao longo do processo. Toda evolução é registrada pelo professor, de forma personalizada.
No Ensino Fundamental I, que compreende do 1º ao 5º ano, o aluno é estimulado e orientado a desenvolver sua responsabilidade e autonomia. Além das avaliações, os professores monitoram o processo de evolução.
1º e 2º anos: Monitoramento anual do processo de alfabetização.
3º ano: Monitoramento anual da consolidação da alfabetização.
4º e 5º anos: Simulados bimestrais de Língua Portuguesa e Matemática.
5º ano: Avaliação de aprendizagem por meio da análise pela Teoria de Resposta ao Item TRI, com análise do contexto educacional.
Já no Ensino Fundamental II com o auxílio do conteúdo programático, os professores ensinam o aluno a adquirir disciplina, hábitos de estudo e de trabalho, sem perder de vista as relações sociais pautadas no respeito e no trabalho de grupos.
Os alunos serão avaliados bimestralmente, através de provas escritas, trabalhos, pesquisas e observação direta. Na avaliação de aproveitamento serão utilizados dois ou mais instrumentos pelo professor, sendo pelo menos um deles uma prova escrita e individual. Os aspectos qualitativos prevalecerão sobre os quantitativos.